A nossa história
A história da família Palha remonta ao século XII, mas um dos antepassados mais notáveis foi Pereira Palha Almeida, que em 1385 participou do grupo de guerreiros portugueses que derrotaram os castelhanos em Aljubarrota, garantindo a independência de Portugal. Em 1853, António José Pereira Palha casou-se com Laura Rodriguez Blanco, uma jovem espanhola de Málaga, marcando um novo capítulo na linhagem.
No dia 14 de Janeiro de 1854, nasceu o filho único do casal, José Pereira Palha Blanco, que se tornaria o mais renomado da família. Dotado de uma inteligência acima da média e uma notável capacidade de trabalho, além de uma visão clara sobre os assuntos e os seres vivos, José manifestava uma grande curiosidade por todos os temas relacionados à agricultura. Originários do Alentejo, os Palha estabeleceram-se no Ribatejo, mais especificamente na zona de Vila Franca de Xira, adquirindo diversas propriedades às margens do Tejo, incluindo o Monte de Santo Isidro em 1874.
José Pereira Palha Blanco foi um revolucionário no campo da agricultura, abraçando novas ideias sem se prender à tradição. Foi um dos primeiros em Portugal a adquirir tratores, demonstrando uma visão de futuro que o colocou à frente de seu tempo.
Como grande agricultor no Ribatejo e Alentejo, José Pereira Palha Blanco recebeu em sua casa o Rei D. Carlos de Bragança durante uma visita a Vila Franca de Xira. Ficou célebre o brinde do Rei D. Carlos: “Eu, Carlos de Bragança, Rei de Portugal e Lavrador Alentejano, brindo à saúde do Rei dos Lavradores Portugueses”.
Desde então, ao longo de sete gerações, a família tem preservado o seu património e atividade agrícola, apostando em métodos modernos e sustentáveis para garantir que esse legado seja transmitido às gerações futuras.